Bem vindo quatro-olhos ooou não, ao nosso humilde blog. É com muito prazer que lhes apresento a primeira entrevista do Blog Óculos de Papel! Nossa entrevistada de hoje se trata de uma grande jornalista brasileira. Camila Mattoso, aceitou responder uma serie de perguntas sobre sua vida, carreira e sonhos. Espero que gostem!
O processo para a produção dessa entrevista.
Não é segredo para ninguém o meu afeto com a escrita e o jornalismo. Por isso, meu grande amigo Caio e eu decidimos criar esse blog com o intuito de aprimorar nossas escritas e falar sobre assuntos de acreditamos serem relevantes.
Quando decidimos tirar o projeto do papel, sabíamos que o conteúdo que nós tínhamos que apresentar tinha que ser de extrema qualidade, e como um desafio, me propus a procurar seletos personagens do jornalismo brasileiro para que pudessem ser entrevistados. A nossa primeira entrevistada é uma grande admiração minha. A conheci lendo o livro ´´Tite``, de sua autoria.
O processo de escrita não foi nada fácil, pois mesmo sendo inicío de ano, a agenda de uma jornalista é sempre cheia. E dessa vez, a situação não foi diferente. Foram diversas trocas de mensagens para que a entrevista fosse concretizada.
Minha experiencia com a entrevistada foi sensacional! Isso se deve ao fato da confiança que ouve em ambas as partes. Não demorou muito para que eu tivesse o numero dela no meu celular para que pudéssemos agilizar o processo. Por isso, só tenho que agradecer toda a paciência e confiança aplicada por ela em mim e no blog!
Ps: Todas as perguntas foram elaboradas por mim(Pedro Costa) e respondidas diretamente pela Camila.
Quem é Camila?
Camila Mattoso é uma jornalista brasileira que atualmente trabalha na Folha de São Paulo. Ela é formada pela Faculdade Cásper Líbero mas também fez historia na Universidade de São Paulo(Usp). Começou sua carreira na Radio Bandeirantes onde ganhou experiencia ate chegar no Lance!, ESPN e por fim na Folha. Foi responsável por escrever a biografia do atual técnico da seleção Brasileira(Tite).
Início da entrevista
Bloco 1 de perguntas(Pessoais)
Quem é a Camila? A descreva nas horas vagas e no trabalho.
RESPOSTA: Isso é difícil haha, porem sou metódica, organizada e gosto muito de praticar esportes. Isso me faz bem!
RESPOSTA: Comecei minha carreira dando aula de história. Porem foi na rádio Bandeirantes que comecei a pôr o jornalismo em pratica. De lá fui para Londres e depois passei um período no jornal Lance!. Após esse período fui chamada para trabalhar na ESPN e atualmente estou na Folha de São Paulo. Uma observação a se fazer, é que comecei estagiando e passando por diversas áreas do jornalismo com o objetivo de ganhar experiencia. Basicamente como todo início de carreira.
RESPOSTA: Olha, é difícil dizer qual foi a melhor matéria que eu já fiz. Na minha opinião, a melhor é a que fica na cabeça de quem lê/assiste. No entanto, existem algumas nas quais gostaria de pautar, como por exemplo as do estádio do Corinthians, sobre a CBF, entre outras. Agora na política, mesmo com pouco tempo, gostei muito de fazer matérias sobre Auxílio moradia, o escândalo da JBL, Bolsonaro, entre outras.
RESPOSTA: Como meu trabalho envolve muita investigação, é comum ocorrer esse tipo de coisa. Alguns políticos, por exemplo, já ficaram chateados e ligaram para a redação ou até para mim. Porém, essa não é a nossa preocupação. Nosso intuito é de informar a população sobre o que está ocorrendo.
Até hoje, o que você considera ter sido a maior realização da sua carreira?
RESPOSTA: Eu tive muitas realizações até agora na minha carreira. Como por exemplo, as mudanças de emprego que aconteceram de forma natural, e as adaptações positivas que tive nos meus novos desafios.
Até hoje, o que você considera ter sido a maior realização da sua carreira?
RESPOSTA: Eu tive muitas realizações até agora na minha carreira. Como por exemplo, as mudanças de emprego que aconteceram de forma natural, e as adaptações positivas que tive nos meus novos desafios.
O que você almeja para sua carreira daqui pra frente?
RESPOSTA: Meu objetivo é de continuar sendo repórter, pois é o que eu amo fazer!
Bloco 2 de perguntas(Jornalismo)
Você fez história junto com a graduação de jornalismo. Você acha que isso foi determinante na sua carreira visto que o Jornalismo é o rascunho da história?
RESPOSTA: O meu objetivo em fazer o curso de história foi de aprofundar a graduação em jornalismo, pois muitas vezes escutei que era um curso raso. Assim, teria mais experiencia se fizesse essas duas disciplinas. Não diria que foi determinante somente na minha carreira, e sim para minha vida! A oportunidade de cursar a USP foi incrível! Pude aprender muito vivendo com diferentes tipos de pessoas!
Camila, pelos seus anos de experiência, você acha que ainda há uma disparidade muito grande entre homens e mulheres no jornalismo? No quesito de machismo
RESPOSTA: Atualmente ainda há uma grande disparidade, sim! Principalmente se falarmos na parte esportiva. Por onde passei( Lance!, Espn e Folha) os homens eram maioria.
Camila, você começou a cobrir a política pela Folha de São Paulo há pouco tempo, mas você já acha que o esporte atual pode ser equiparado a política nacional, no quesito de corrupção e falcatruas? Ricardo Teixeira, Jose Maria Marin, escândalos da Cpi da Nike ou algo do tipo.
RESPOSTA: Costumo dizer que a reportagem não pode ser ´´fatiada``, pois em qualquer área do jornalismo o trabalho é o mesmo. O objetivo é sempre igual, procurar informações não ditas publicamente para serem contadas a população. Por isso, eu vejo muita semelhança no lado político do esporte com o que ocorre no congresso. Inclusive existem muitos personagens ligados aos dois temas, como por exemplo o atual presidente do Corinthians Andrés Sanches, que é cartola do futebol e foi deputado por algum tempo.
No quesito falcatruas é difícil dizer, pois existe uma diferença grande da corrupção no futebol e a que ocorre em Brasília. Isso se deve ao fato de que na primeira opção, o dinheiro usado é o privado enquanto na outra, é dinheiro público. Por isso, essa diferença muda completamente o cenário.
É regra trabalhar no Lance! Para ser um jornalista ´´consagrado``? Pois todos que já passaram por lá fazem muito sucesso!(risos). Como foi seu trabalho lá e como começou?
RESPOSTA: Comecei no lance depois de ter passado 1 ano na Inglaterra e ter conhecido o famoso jornalista Andew Jennings( Ex BBC), que ficou conhecido por escrever muitos livros e reportagens sobre escândalos da Fifa. Depois disso fui indicada para um papel no jornal. Gostei muito dessa experiencia e foi muito importante para a minha carreira. Gostaria de frisar a minha admiração pelo Marcelo da Matta, meu ex chefe.
Bloco 3 de perguntas(Livro)
Como surgiu a ideia de escrever o livro Tite?
RESPOSTA: A ideia do livro foi na verdade da própria editora (Panda Books). Eventualmente eu estava conversando com o dono sobre alguns projetos e essa ideia surgiu.
Como foi o processo para escrever o livro?
RESPOSTA: A experiencia foi fantástica! Tive poucos meses para a produção, porém, aceitei como um desafio. Foi necessário falar com muitas pessoas a respeito, checar historias e propriamente escrever. Meu objetivo em escreve-lo era de fazer uma obra inovadora e que não fosse mais do mesmo, pois o peso que um livro tem é muito maior do que uma matéria. Isso se deve ao fato de que a primeira opção fica marcada, enquanto a segunda é mais corriqueira.
Como foi e como é sua relação com o atual técnico da seleção Brasileira?
RESPOSTA: A minha relação com o Tite foi igual a todas as outras pessoas que tive que entrevistar. Tenho muito respeito e admiração por ele. Porém, foi uma passagem extremamente profissional. O livro não me fez ser nem mais próxima e nem mais distante dele.
Saindo um pouco da esfera do livro, porem entrando mais no assunto que ele aborda. O que você pensa sobre os escândalos de arbitragem? Mais precisamente em relação ao Corinthians, visando que você teve/tem uma proximidade com um dos maiores técnicos de sua história.
RESPOSTA: Esse assunto é um pouco delicado de se falar sem que aja um estudo e investigação. Eu só poderia te falar se realmente escrevesse sobre isso. O dia que eu tiver informações suficientes será o momento de falar sobre. Atualmente não tenho opiniões sobre isso. No livro esse assunto é abordado, porem o Tite deixou no ar sua resposta.
Bloco 4 de perguntas(Tabelando com Camila Mattoso)
- 1. Um sonho? - Conhecer o maior número de países no mundo
- 2. Um ídolo? - Meus pais
- 3. Jornalismo ou história? - Reportagem, pois essa é a minha grande paixão
- 4. Messi ou Cristiano Ronaldo? - Messi, com certeza
- 5. Copa ou Olimpíada? - É uma escolha bem difícil, porem eu fico com Olimpíada
Foi um prazer concluir esta entrevista, faça suas considerações finais!
RESPOSTA: O prazer foi todo meu! Conte comigo para o que precisar e boa sorte com o blog!
Finalizando
Gostaria de agradecer primeiramente a Camila por ter concedido essa entrevista ao nosso blog! Foi um prazer um pouco mais sobre essa pessoa profissional e competente! Ela é uma entrevistada que se adéqua ao blog por ter ótimas historias para contar.
Espero que tenham gostado da produção!
De fãs para fãs
Pedro Costa Teodoro.
Comentários
Postar um comentário